O que os estudantes podem esperar da educação pós pandemia?

A nova realidade, que nasceu devido a pandemia do COVID-19, resultou em uma grande mudança em muitos setores, um deles foi o da educação, que promoveu o aprendizado digital. Alguns estudos mostram que a sala de aula híbrida é uma das principais tendências no mundo pós pandemia, pois permite juntar o método de aprendizagem presencial e as vantagens do mundo digital.

Por outro lado, a pandemia demonstra um lado preocupante, que é a desigualdade social, já que milhões de estudantes possuem dificuldades de acompanhar as aulas por falta de recursos. Este problema deve ser muito discutido pelos órgãos e entidades públicas.

Diante deste cenário o que nós, estudantes, podemos esperar?

Relação Familiar

Uma das melhoras que a pandemia promoveu foi a aproximação da familia, os pais estão em constante contato com os filhos e obtendo mais ciência dos ocorridos em relação ao estudo. Sem dúvida que estar em contato com pessoas que amamos aumentam nossa produtividade e motivação. Podemos esperar colher bons frutos desta relação e atingir bons resultados.

Papel do professor

Diante deste cenário os professores tiveram que se reinventar de maneira muito rápida. Muitos possuíam resistência para lidar com as tecnologias, e após a pandemia descobriram e arriscaram novas formas de repassar o conteúdo aos alunos. Podemos esperar um professor mais dinâmico e com novas maneiras de repassar seu conhecimento.

Tecnologia

A tecnologia está incorporada às rotinas escolares de diversas formas, como uma aliada ao processo cognitivo. Permite interatividade, dinamismo e novas maneiras de adquirir conhecimento. Podemos esperar formas dinâmicas e práticas para aprender.

Leia também: Jogos que ajuam a estudar!

Aprendizagens ativas

Mesclar o aprendizado em online e offline, promove a sala de aula invertida que permite o aluno ter o conteúdo da aula antecipadamente para poder fazer discussões no ambiente virtual. Além disso, o aprendizado ativo aguça os estudantes a resolverem problemas e ainda lidar com questões disciplinares de autocuidado, autogestão e criatividade para estar em dia com as atividades.

Metodologias ativas para aprendizagem

É importante ressaltar que cada aluno é único e tem necessidades individualizadas, utilizar recursos digitais pode alavancar e potencializar a aprendizagem, empoderando os alunos e os professores a buscar um trabalho mais colaborativo.

Por outro lado, não podemos esquecer que nosso país sofre com uma grande desigualdade social, e que para colher os resultados esperados é necessário plantar, uma discussão que os órgãos públicos precisam analisar e criar medidas eficientes para combater o problema.

Publicado por helpestudante

Nosso objetivo é informar e ajudar acadêmicos, com as mais diversas atividades e dicas para estudantes do Litoral Paulista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: