Deu branco? Conheça algumas dicas para você não sofrer com este problema

Alguns fatores podem nos prejudicar na hora de absorver um conteúdo, dificuldade de concentração, cansaço, má alimentação, ansiedade, desanimo, e barulho são alguns deles. Por tanto, nós do WeHelp! trouxemos algumas dicas para que a absorção do conteúdo seja fixada, se não, todo esforço empenhado será perdido.

É importante lembrar que para um bom funcionamento da mente o corpo precisa estar saudável. Por tanto, manter uma alimentação rica em vitaminas, nutrientes e ter uma rotina de sono é essencial.

Leia também como montar um cronograma de estudos!

Melhor horário!

Cada individuo possui um horário que se sente mais disposto para realizar atividades, seja na parte da manha ou da noite, existem um momento em que o intelecto possui um rendimento maior. Cabe o individuo realizar testes e descobrir o que funciona melhor para ele.

Integração de canais!

Alguns estudos mostram que diversificar a maneira como estuda pode ajudar a fixar o conteúdo, ou seja, se utilizar somente a leitura do conteúdo a absorção é de cerca de 30%, por outro lado, se a leitura for integrada com a audição, através de áudios ou vídeos, a absorção é maior. Além disto, se você integrar a leitura, a audição a escrita e o pensamento crítico do conteúdo a absorção e consequentemente a fixação é incrivelmente acrescida.

Colocando em prática!

Há quem acredita que realizar exercícios relacionado ao conteúdo estudado aumenta  absorção e a fixação. Além disso, colocar em prática e relacionar o estudo com o dia a dia, procurando maneiras de refletir e entender outras maneiras de utilizá-lo pode alavancar sua fixação.

Repetição e revisão!

O autor Hermann Ebbinghaus, apresentou um estudo sobre a curva do esquecimento, onde mostra o tempo que o nosso cérebro esquece os assuntos estudados. O mesmo autor criou um sistema de repetição espaçada, onde diz que o conteúdo estudado hoje, por exemplo, deve ser revisado em 24h depois, em seguida 1 semana depois e 1 mês depois. Ao realizar essa repetição e revisão do conteúdo nosso cérebro absorve o conteúdo de maneira mais eficaz impedindo o esquecimento.

Sistema de Repetição Espaçada (SRS)

Lembrando que não existe segredo ou mágica para a fixação e absorção de um conteúdo. É preciso esforço e consistência para colocar em prática e não sofrer mais com os famosos e assustadores “brancos”.

Leia também como aumentar sua produtivida nos estudos!

Se este conteúdo te ajudou, deixe um comentário e compartilhe com quem você acredita que possa ser útil.

Publicado por helpestudante

Nosso objetivo é informar e ajudar acadêmicos, com as mais diversas atividades e dicas para estudantes do Litoral Paulista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: