8 canais no YouTube para melhorar sua redação

Estas plataformas apresentam diferentes estratégias para você aprimorar seus textos

Existe um conjunto de fatores que tornam uma redação boa. Entre eles estão o respeito à norma culta, um repertório bem pensado, coesão e coerência. Para dominar essas habilidades, é preciso treino e dedicação. 

Além disso, algumas estratégias podem ajudá-lo a deixar o seu texto ainda mais interessante e compatível com o que a banca exige. E quanto mais técnicas você conhecer, mais chances de se dar bem na hora da prova. 

Por isso, separamos oito canais no YouTube para você aprimorar sua habilidades, conhecer novos métodos e deixar seus textos ainda melhores. Confira:

Redação e Gramática Zica

Com mais de 980 mil inscritos, o canal é comandado pela professora Pamba. De uma forma descomplicada e divertida, além de dicas práticas sobre redação, ela oferece recursos para que seu texto fique ainda melhor, com regras de gramática e aulas de atualidades para enriquecer seu repertório.

Redação Online

Para um texto ser nota máxima em um vestibular ou no Enem não basta ter uma boa ideia ou estrutura. É necessário saber onde colocar a vírgula, como usar hífen, aproveitar os textos de apoio e ter uma introdução interessante. Esses são alguns dos temas no canal Redação Online, que auxilia os vestibulandos a escrever bons textos do início ao fim.

ProEnem

Esse canal é voltado para quem deseja mandar bem no Enem. Como o exame tem suas especificidades na hora da redação, é interessante conferi-lo para analisar o estilo de tema que pode ser cobrado, a estrutura mais adequada e até como usar filmes e séries no seu texto. Com mais de 1 milhão de inscritos, no ProEnem você também pode acessar videoaulas de outras disciplinas que podem ajudar no desenvolvimento e contextualização de diversos temas.

Ficheiro:Enem-logo.jpg – Wikipédia, a enciclopédia livre
Redação nota 1000 para o Enem

Professor Noslen

Em vídeos curtos, o canal do professor Noslen reúne conteúdos que vão desde regras gramaticais até a construção do texto em si. As aulas são divertidas e ajudam a entender temas complexos de uma forma simples. São mais 2,9 milhões de inscritos. 

Saiba como montar seu cronograma de estudos, clique aqui.

Me Salva!

Neste canal, os professores dão dicas valiosas a partir de redações que estudantes fizeram, enviaram e autorizaram a divulgação. A vantagem desse tipo de abordagem é que você consegue ver os erros que também poderia ter cometido e aprende a corrigi-los. Desde citações clichês até argumentos mais fracos, as correções contribuem para o aprimoramento do seu texto. 

Débora Aladim

Um dos maiores canais de educação do Youtube é o de Débora Aladim, com mais de 2,6 milhões de inscritos. A estudante de História na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) grava videoaulas com dicas bem práticas para ajudar a estudar. Além disso, ela desenvolve possíveis temas de redação do Enem, ensina a construir uma boa proposta de intervenção, elenca os erros que você deve evitar na hora da prova e faz resumos que te ajudam a incrementar seu repertório.

Leia também: Como aumentar sua produtividade nos estudos!

Stoodi

Acha que um tema pode ser abordado no Enem, mas não sabe com desenvolvê-lo? O Stoodi seleciona grandes temas que têm chances de cair no exame, como mobilidade urbana e intolerância religiosa, e aprofunda o assunto para você estar preparado caso ele apareça na sua prova. O canal também traz conteúdos de gramática para deixar seu texto impecável em todos os sentidos. 

Aula de

Destrinchando a redação do Enem, o canal explica como deixar seu texto mais coeso e o que fazer para ficar longe da nota zero. Ele apresenta dicas fundamentais em vídeos curtos. Como o Aula de também traz videoaulas de outra disciplinas, você pode conferir aulas de sociologia, artes e de assuntos interdisciplinares para conseguir desenvolver melhor suas ideias e contextualizar os temas durante a escrita.

Créditos: Guia do estudante

Publicado por helpestudante

Nosso objetivo é informar e ajudar acadêmicos, com as mais diversas atividades e dicas para estudantes do Litoral Paulista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: